A maioria (63%) dos brasileiros das classes A, B e C tem muito interesse pela Copa do Mundo que está sendo disputada no Catar, mostra pesquisa realizada pelo Datafolha com pessoas com 18 anos ou mais com conexão à internet. Os demais têm um pouco de interesse (30%), nenhum interesse (6%) ou não opinaram (2%).
Entre os homens, o grau de muito interesse atinge 69%, e fica em 57% entre as mulheres.
O levantamento foi realizado entre os dias 28 de novembro, após o término da segunda partida do Brasil no torneio, e 1º de dezembro. A margem de erro é de três pontos percentuais, para mais menos, para a leitura de resultados pelo total da amostra, que é de 892 entrevistas.
Uma parcela de 56% desses brasileiros aprova a escolha do Catar para sediar a Copa do Mundo de 2022, e 16% desaprovam, com 25% dizendo que não aprovam nem desaprovam, além de 4% sem opinião.
O desempenho do Brasil nos dois primeiros jogos da Copa foi avaliado como ótimo ou bom por 85% dos entrevistados, e para 12% é regular. Apenas 1% considerou a atuação do Brasil no torneio ruim ou péssima, e 2% não responderam.
A aprovação ao trabalho realizado pelo time brasileiro também aparece no favoritismo atribuído aos comandados pelo técnico Tite: 83% apontam o Brasil como vencedor do torneio que está sendo realizado no Catar. Também foram apontados como campeões as equipes da França (4%), Espanha (3%) e Argentina (2%), entre outras menos citadas.
Na parcela de homens, 78% apontam a equipe brasileira como campeã, ante 89% das mulheres.
A TV aberta é utilizada por 65% como principal meio ou rede para assistir, ler, ouviu ou comentar sobre a Copa do Mundo. Na sequência aparecem Youtube (36%), TV por assinatura (29%), Whatsapp (27%), Facebook (26%), sites de notícias (23%), Twitter (12%), aplicativo de streaming (11%), rádio (9%), podcast (8%), Twitch (4%) e jornal impresso (1%).
Um em cada três brasileiros (32%) das classes A, B e C está participando de algum bolão da Copa, sendo que 21% participam de bolões com amigos, 12% estão em bolões da família, e 5% participam de bolões com colegas de trabalho.