Melhora a avaliação do Congresso Nacional

O trabalho do Congresso Nacional é avaliado como ótimo ou bom por 22%

BAIXE AQUI O RELATÓRIO

Pesquisa Datafolha mostra que a avaliação do desempenho do Congresso Nacional melhorou em comparação com a pesquisa anterior, de dezembro do ano passado. O trabalho do Congresso Nacional é avaliado como ótimo ou bom por 22% (era 18%), como regular, por 53% (era 43%) e, como ruim ou péssimo, por 23% (era 35%). Uma parcela de 2% não opinou (era 4%).

Fachada do Congresso Nacional, a sede das duas Casas do Poder Legislativo brasileiro. As cúpulas abrigam os plenários da Câmara dos Deputados (côncava) e do Senado Federal (convexa), enquanto que nas duas torres - as mais altas de Brasília, com 100 metros - funcionam as áreas administrativas e técnicas que dão suporte ao trabalho legislativo diário das duas instituições, Obra do arquiteto Oscar Niemeyer. - Roque de Sá/Agência Senado

São observadas taxas de aprovação mais altas entre os simpatizantes do PT (31%), entre os que avaliam como ótimo ou bom o governo Lula (36%), entre os que avaliam que a situação econômica do país melhorou (31%) e entre os que avaliam que a situação econômica pessoal melhorou (31%). Por outro lado, são observadas taxas de reprovação mais altas ao trabalho do Congresso Nacional entre os mais instruídos (31%), entre os que possuem renda familiar mensal de mais de 5 a 10 salários mínimos (33%), entre os que avaliam como ruim ou péssimo o governo do presidente Lula (36%), entre os que avaliam que a situação econômica do país piorou (31%) e entre os que avaliam que a situação econômica pessoal piorou (31%).

Em comparação às legislaturas anteriores, a atual taxa de reprovação é a segunda mais baixa da série histórica (iniciada em 1993), ficando atrás somente a de dezembro de 2003 (era 22%). Já, a taxa de aprovação é a mais alta desde abril de 2019, quando também foi de 22%. Em comparação à última legislatura, em período de tempo semelhante, as atuais taxas de avaliação são melhores: em maio de 2020, 18% avaliavam o trabalho do Congresso Nacional como ótimo ou bom, 47% como regular, e 32%, como ruim ou péssimo.

O atual levantamento foi realizado nos dias 19 e 20 de março de 2024, com 2.002 entrevistas presenciais em 147 municípios, com população de 16 anos ou mais de todas as regiões do país. A margem de erro da pesquisa é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos considerando um nível de confiança de 95%.