Marçal explora cortes dos debates para aumentar em 33% seu engajamento nas redes

Candidato do PRTB mobiliza 21 vezes mais que Guilherme Boulos, o segundo com melhor desempenho nas mídias sociais

Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e a Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação

Nome que tem conquistado maior engajamento nas redes sociais entre os candidatos à Prefeitura de SP, Pablo Marçal (PRTB) apostou na geração de conteúdos sobre os últimos debates para melhorar ainda mais seu desempenho no ambiente on-line.

Entre os dias 12 e 18 de agosto, suas publicações acumularam 24.650.043 interações, um crescimento de 33% em relação aos sete dias imediatamente anteriores. A análise é feita sobre os posts do Facebook, Instagram e X/Twitter.

Codecs

Ao todo, foram 209 publicações do empresário nessas 3 redes, e a evolução nas métricas tem relação direta com a forma como ele explorou os debates dos quais participou no período, principalmente os promovidos pela Band e pelo Estadão, Terra e FAAP – esses com a presença de todos os principais postulantes.

Seja com recortes de trechos dos programas; vídeos das provocações a Guilherme Boulos; ou vídeos de apoio recebidos nos bastidores, Marçal publicou 66 vezes sobre os debates, o que mostra que 32% de toda a sua movimentação semanal nas redes foi diretamente associada a esses eventos.

Esses posts geraram 10.627.658 interações, ou seja, 43% de todo o engajamento do empresário veio de conteúdos sobre os debates. Das 10 publicações de Marçal de melhor desempenho no período, 6 exploravam especificamente a carteira de trabalho que foi mostrada a Guilherme Boulos durante o programa do Estadão, Terra e Faap, realizado no dia 14 desse mês.

Marçal repetiu o mesmo recorte, de Guilherme Boulos tentando acertar a CTPS, com diferentes legendas e músicas de fundo. O conteúdo de maior sucesso dele foi um corte em que a cena é mostrada, ao som da música "Xô, Satanás" – o post teve 1.506.000 interações e foi visto 43,3 milhões de vezes. Ele ainda publicou vídeos do Padre Kelmon e do apresentador de TV Sikêra Júnior também fazendo referência a esse momento.

Somente esses seis conteúdos sobre a carteira de trabalho registraram 4.570.921 interações, 4x mais do que o engajamento gerado por todas as publicações de Guilherme Boulos, sobre todos os assuntos, na semana. O psolista foi o 2º com melhor desempenho nas redes, com 1.184.308 interações em seus conteúdos.

Marçal mobilizou 21x mais nas redes do que Boulos; 34x mais que Marina Helena (NOVO); e 38x mais que Tabata Amaral (PSB), os três nomes com mais interações, depois do candidato do PRTB, que ainda teve 214x mais engajamento do que o prefeito Ricardo Nunes (MDB).