Saltar para o conteúdo principal

Cabral (PMDB) tem 67% dos votos válidos

Eleições -

Apenas 38% dos eleitores de Cabral conhecem o seu número

Às vésperas das eleições Datafolha revela manutenção da vantagem de Sérgio Cabral sobre o segundo colocado: Cabral tem 58% das intenções de voto e Gabeira 18%. Em julho, Cabral tinha 53% indo a 57% na primeira pesquisa do mês de agosto. Ao final daquele mês oscilou um ponto percentual, indo a 56% e no início de setembro oscilou mais dois pontos alcançando 58%. Uma semana depois, Cabral repetiu o mesmo índice, na pesquisa anterior oscilou dois pontos chegando a 60% das intenções e agora oscilou mais dois pontos voltando a 58%. Gabeira tinha 18% em julho, no início de agosto perdeu quatro pontos e foi a 14%, no final do mês recuperou três dos pontos perdidos chegando a 17% das intenções de voto. No início do mês de setembro oscilou positivamente um ponto, repetindo a mesma taxa uma semana depois. Na semana passada oscilou um ponto para baixo e agora a 18% das intenções de voto.

A pesquisa foi realizada entre os dias 28 e 29 de setembro de 2010, com 1339 eleitores do Estado do Rio de Janeiro, em 34 municípios, e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

A seguir aparece Peregrino (PR) com 5% seguido por Cyro Garcia (PSTU) e Jefferson Moura (PSOL) com 2% das intenções cada um. Eduardo Serra (PCB) tem 1% das citações. Todos os nomes dos candidatos oficialmente registrados no TSE estavam presentes nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo 6% dos entrevistados e 7% ainda não sabem ainda em quem votar.

Na capital fluminense Cabral tem 59% das intenções de voto e Gabeira tem 21% das intenções. Entre os eleitores da região metropolitana, 59% afirmaram votar em Cabral e 20% em Gabeira. No interior, 58% preferem o atual governador e 14% votam no candidato verde.

No cálculo dos votos válidos, em que os indecisos, brancos e nulos são excluídos, Cabral alcança 67%, uma diferença de 46 pontos em relação ao segundo colocado, o candidato do Partido Verde. Na pesquisa anterior, a diferença era de 48 pontos.

Na intenção de voto espontânea, resultado da pergunta aplicada pelos pesquisadores sem o estímulo da apresentação dos nomes dos candidatos, ainda é alto o índice dos eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governador do Estado do Rio de Janeiro, chegando a 33% (na pesquisa anterior a taxa era de 37%) do total. Sérgio Cabral aparece na frente, com 40% das intenções taxa essa que aumentou vinte e quatro pontos percentuais de julho até agora (em julho a taxa era de 16%). O ex-deputado Gabeira aparece com 10% das intenções de voto. Peregrino é citado por 3% dos entrevistados e Jefferson Moura chega a 1%. Os outros candidatos não atingiram 1% das citações. Afirmaram votar em branco ou nulo 7% dos entrevistados, mesma taxa dos que citaram outras respostas.

Gabeira, do PV, é rejeitado por 36% dos entrevistados e Sérgio Cabral, do PMDB, por 17%. A taxa dos que afirmaram não votar de jeito nenhum em Peregrino, do PR, é de 22%, mesma rejeição tem Cyro Garcia, do PSTU. Não votam em Jefferson Moura (PSOL) 18% dos entrevistados e em Eduardo Serra, do PCB, 16%. Afirmaram que votariam em qualquer um 8% dos entrevistados, 4% afirmaram rejeitar todos os candidatos e 10% não souberam responder.

Em um eventual segundo turno entre Sérgio Cabral e Gabeira, 65% responderam que votariam pela reeleição do Cabral, 25% escolheriam Gabeira, 7% votariam em branco ou anulariam o seu voto e 3% ainda não sabem. Na contagem anterior, 67% afirmavam votar em Cabral e 24% em Gabeira.

Faltando pouco mais de uma semana para o primeiro turno da eleição para governador, 56% dos eleitores fluminenses que declaram ter um candidato a governador ainda não sabem o número do seu candidato para digitar na urna eletrônica confirmando a escolha na eleição de domingo e 3% não sabem como anular o seu voto. Respondem corretamente 36% e dão respostas incorretas 4%.

Os eleitores que têm intenção de votar em Cabral são os que demonstram maior conhecimento do número do seu candidato (15): 38% respondem corretamente quando indagados sobre como vão fazer para confirmar seu voto no dia 3 de outubro. O percentual dos que citam corretamente o número de Gabeira (43) é de 32%. Na pesquisa anterior a taxa de citações corretas era 28% para o peemedebista 31% para o verde e na pesquisa do início de setembro era 25% para os dois candidatos.

Lindberg (PT) e Crivella (PRB) mantêm a liderança

Pesquisa Datafolha de intenção de voto para senador do Estado do Rio de Janeiro confirma empate técnico nas intenções de voto para senador. Lindberg e Marcelo Crivella aparecem com 40% e 38% das intenções de voto. Em terceiro lugar estão empatados César Maia (DEM) e Jorge Picciani (PMDB), com 24% das intenções, cada um.

Na pesquisa realizada no início de agosto, Crivella tinha 40% das intenções de voto e liderava sozinho a disputa, perdeu três pontos na pesquisa seguinte indo a 37%, depois voltou ao percentual de agosto, ficando com 40%, índice que manteve na semana seguinte. Na pesquisa da semana passada oscilou dois pontos chegando a 42% e agora perdeu quatro pontos atingindo 38% das intenções. Lindberg tinha 22% no início de agosto, no final daquele mês oscilou dois pontos, indo a 24%, depois ganhou doze pontos chegando a 36% das intenções de voto. Na pesquisa da semana seguinte oscilou mais dois pontos indo a 38%, depois oscilou mais dois pontos atingindo 40%, índice que mantém agora. Considerando que a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, Lindberg poderia ter entre 43% e 37% e Crivella poderia ter entre 41% e 35% e, o que configura um empate técnico.

Maia, do DEM, aparece com 24%, mesmo índice de Jorge Picciani, do PMDB (na pesquisa anterior eles tinham 26% e 20%, respectivamente). Waguinho (PTdoB) aparece com 13%, Marcelo Cerqueira (PPS) tem 6%, Milton Temer (PSOL) tem 5% e Carlos Dias (PTdoB) atinge 2%. Heitor (PSTU), Claiton (PSTU) e Wladimir Mutt (PCB) atingem 1% das citações, cada um. Afirmaram votar em branco ou nulo para uma das vagas 11% dos entrevistados, para as duas vagas 7%, 19% não sabem em quem votar para uma das vagas e 10% para as duas vagas.

O Datafolha divulga também os resultados de sua pesquisa sobre as intenções de voto para o senado com o cálculo que o Tribunal Superior Eleitoral utilizará na apuração oficial. A base de cálculo deixa de ser o total de eleitores e passa a ser o total de votos, o que não provocará mudanças de tendências, mas altera apenas os percentuais obtidos pelos candidatos. Este procedimento vale para o cálculo dos votos válidos.

No cálculo dos votos válidos, os votos brancos, nulos e indecisos são excluídos. Como cada eleitor pode votar em dois candidatos ao senado, a soma dos percentuais divulgados pelo Datafolha até aqui é igual a 200%. Com o cálculo adotado pelo TSE, considerando-se a base de total de votos, os resultados somarão 100%. Assim, as taxas de menção aos candidatos serão inferiores às verificadas até aqui. É importante a divulgação dos dois resultados.

No cálculo dos votos válidos, Lindberg alcança 26% das preferências, Crivella chega a 25%, Maia e Picciani atingem 16%, cada um. Na semana passada Crivella tinha 28%, Lindberg aparecia com o mesmo índice de agora. Maia tinha 17% e Picciani tinha 13%.

O Datafolha ouviu 1339 eleitores no estado do Rio de Janeiro, entre os dias 28 e 29 de setembro e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

São Paulo, 29 de setembro de 2010

Baixe esta pesquisa