Saltar para o conteúdo principal

Sérgio Cabral (PMDB) lidera com 58% das intenções de voto

Eleições -

Maioria dos eleitores de Cabral desconhece seu número na urna

Faltando menos de um mês para as eleições Datafolha revela manutenção da vantagem de Sérgio Cabral sobre o segundo colocado: Cabral tem 58% das intenções e Gabeira 18%, índices idênticos aos observados no início do mês de setembro. Em julho, Cabral tinha 53% indo a 57% na primeira pesquisa do mês de agosto. Ao final daquele mês oscilou um ponto percentual, indo a 56% e no início de setembro oscilou mais dois pontos alcançando a 58%. Gabeira tinha 18% em julho, no início de agosto perdeu quatro pontos e foi a 14%, no final do mês recuperou três dos pontos perdidos chegando a 17% das intenções de voto. No início do mês oscilou positivamente um ponto e agora permanece com a mesma taxa.

A pesquisa foi realizada entre os dias 13 e 14 de setembro de 2010, com 1273 eleitores do Estado do Rio de Janeiro, em 30 municípios, e a margem de erro para o total da amostra é de três pontos percentuais, para mais ou para menos.

No cálculo dos votos válidos, em que os indecisos, brancos e nulos são distribuídos proporcionalmente segundo o índice obtido por cada candidato, Cabral alcança 68%.

A seguir aparecem Peregrino (PR) com 4%, Eduardo Serra (PCB) e Cyro Garcia (PSTU) com 2% das intenções cada um, seguidos por Jefferson Moura (PSOL), com 1% das citações. Todos os nomes dos candidatos oficialmente registrados no TSE estavam presentes nos cartões apresentados aos entrevistados. Afirmaram votar em branco ou nulo 7% dos entrevistados e 8% não saberiam em quem votar.

Na capital fluminense Cabral tem 54% das intenções de voto (na pesquisa anterior tinha 55%) e Gabeira tem 22% das intenções (oscilou negativamente dois pontos em relação à última pesquisa). Entre os eleitores da região metropolitana, 57% afirmaram votar em Cabral e 19% em Gabeira. No interior, 61% preferem o atual governador e 16% votam no candidato verde.

Cabral tem seus piores índices entre os mais jovens (50%) e entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos (48%). Obtém as melhores taxas entre os eleitores simpatizantes do PSDB (72%).

Gabeira obtém seus melhores índices entre o eleitorado mais jovem (28%) e entre os entrevistados de nível superior (29%). Seus piores índices se destacam entre os entrevistados de nível fundamental e entre aqueles que ganham até dois salários mínimos (13% das intenções em cada segmento).

Na intenção de voto espontânea, resultado da pergunta aplicada pelos pesquisadores sem o estímulo da apresentação dos nomes dos candidatos, é alto o índice dos eleitores que não sabem em quem votar na eleição para governador do Estado do Rio de Janeiro, chegando a 44% do total. Sérgio Cabral aparece na frente, com 33% das intenções taxa essa que aumentou dezessete pontos percentuais de julho até agora (em julho a taxa era de 16%). O ex-deputado Gabeira aparece com 8% das intenções de voto. Peregrino é citado por 1% dos entrevistados e os outros candidatos não chegaram a 1% das citações. Afirmaram votar em branco ou nulo 7% dos entrevistados e 6% citaram outras respostas.

Gabeira, do PV, é rejeitado por 31% dos entrevistados e Sérgio Cabral, do PMDB, por 15%. A taxa dos que afirmaram não votar de jeito nenhum em Peregrino, do PR, é de 23%, em Cyro Garcia, do PSTU chega a 21%. Não votam em Jefferson Moura (PSOL) 18% dos entrevistados e em Eduardo Serra, do PCB, 17%. Afirmaram que votariam em qualquer um 16% dos entrevistados, 5% afirmaram rejeitar todos os candidatos e 8% não souberam responder.

A rejeição ao governador se concentra entre aqueles com idade de 16 a 24 anos (22%), entre aqueles com ensino superior, bem como entre os entrevistados com renda familiar de mais de dez salários mínimos (23% em cada segmento).

A rejeição a Gabeira se concentra entre os eleitores de 45 a 59 anos (36%).

Também foi perguntado aos entrevistados em quem votariam no segundo turno se a disputa para governador do Estado do Rio de Janeiro ficasse entre Gabeira e Sérgio Cabral. Dos entrevistados, 66% responderam que votariam pela reeleição do Cabral, 24% escolheriam Gabeira, 7% votariam em branco ou anulariam o seu voto e 4% ainda não sabem.

Faltando menos de um mês para o primeiro turno da eleição para governador, 66% dos eleitores fluminenses que declaram ter um candidato a governador ainda não sabem como fazer para confirmar sua escolha na eleição de outubro e 5% não sabem como anular o seu voto. Respondem corretamente 24% e dão respostas incorretas 5%.

Os eleitores que têm intenção de votar em Peregrino são os que demonstram maior conhecimento do número do seu candidato (22): 29% respondem corretamente quando indagados sobre como vão fazer para confirmar seu voto no dia 3 de outubro. O percentual dos que citam corretamente o número de Sérgio Cabral (15) e dos que citam corretamente o número de Gabeira (43) é de 25% para cada um dos candidatos.

São Paulo 16 de setembro de 2010

Baixe esta pesquisa