Desejo de mudança e rejeição ao PT alavancam candidatura de Bolsonaro

Eleições -

O desejo de renovação e mudança no poder move 30% dos eleitores de Bolsonaro e é a principal razão de voto no candidato do PSL, que tem 59% das intenções votos válidos na disputa pela Presidência. A rejeição ao PT vem a seguir, citada espontaneamente por 25% como motivo para votar em Bolsonaro, e na sequência aparecem as propostas na área de segurança do candidato, mencionadas por 17% (incluindo 1% que citam a proposta de facilitar a compra de armas pela população, e 1% que votam no capitão reformado pela promessa de diminuir a maioridade penal).

Leia mais »

Bolsonaro (59%) mantém vantagem sobre Haddad (41%)

Eleições -

A retomada do horário eleitoral gratuito não trouxe mudanças significativas na disputa pela Presidência e, a nove dias da votação, o candidato Jair Bolsonaro (PSL) mantém ampla vantagem sobre Fernando Haddad (PT): 59% a 41%, considerando somente os votos válidos. Em pesquisa realizada na semana passada, três dias após o 1º turno, Bolsonaro tinha 58%, e o petista, 42%.

Leia mais »

Com 58%, Bolsonaro larga com vantagem de 16 pontos no 2º turno

Eleições -

Candidato mais votado no 1º turno da eleição presidencial, Jair Bolsonaro (PSL) larga com ampla vantagem no 2º turno da disputa, com 58% dos votos válidos, contra 42% de Fernando Haddad (PT). No 1º turno da eleição, o candidato do PSL teve 46% dos votos válidos, e o petista, 29%.

Leia mais »

Bolsonaro tem 40% dos válidos na véspera do 1º turno

Eleições -

Na véspera da eleição, Jair Bolsonaro (PSL) tem 40% das intenções de votos válidos, resultado que aponta para uma estabilidade de sua candidatura - em pesquisa realizada entre os dias 03 e 04 desta semana, ele tinha 39% - após apresentar crescimento robusto nas últimas duas semanas. O candidato do PSL tem vantagem de 15 pontos percentuais sobre o segundo colocado, Fernando Haddad (PT), que aparece com 25% dos votos válidos. Com 15% dos votos válidos, Ciro Gomes (PDT) ocupa a terceira posição, à frente de Geraldo Alckmin (PSDB), que tem 8%.

Leia mais »

Apoio à democracia é recorde na véspera de eleição

Eleições -

Na véspera da sétima eleição presidencial direta desde o fim da ditadura militar, o apreço pela democracia nunca foi tão forte no Brasil. Para 69% dos eleitores brasileiros, a democracia é sempre a melhor forma de governo, índice superior ao registrado no último levantamento sobre o tema, em junho de 2018, quando 57% tinham a mesma visão sobre a democracia. Os demais, atualmente, dividem-se entre aqueles que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que a democracia (12%), e quem acredita que tanto faz a forma de governo (13%), além de 5% que não opinaram.

Leia mais »