Boulos tem maior número de eleitores comprometidos (40%), e Nunes tem 35% de eleitores distantes

O candidato do PSDB, Datena, tem 3% de eleitores comprometidos, 57% de eleitores inclinados e 40% de eleitores distantes, enquanto Tabata Amaral (PSB) tem 11% de eleitores comprometido, 61% de eleitores inclinados e 28% de eleitores distantes

BAIXE AQUI O RELATÓRIO COMPLETO

A avaliação conjunta da intenção de voto espontânea, da intenção de voto estimulada, da avaliação sobre candidatura ideal e da vontade de ir votar nas próximas eleições resultou em três grupos de eleitores paulistanos segundo seu grau de afinidade com seus candidatos.

De forma geral, 18% são eleitores comprometidos com seus candidatos, ou seja, mencionam espontaneamente sua opção de voto, confirmam seu nome preferido na lista de candidaturas apresentadas, consideram seu candidato o nome ideal para votar e estão altamente motivados para votar nas próximas eleições. Há 53% que são eleitores inclinados, ou seja, não cumprem alguns desses quesitos, seja por não responderem de forma espontânea em quem irão votar para prefeito, seja por avaliarem que sua escolha se dá por falta de opções ou ainda por não estarem altamente motivados para votar. O terceiro grupo é formado por 28% de eleitores classificados como distantes, caracterizados por não mencionaram o nome de seu candidato espontaneamente, escolhê-lo por falta de melhor opção e não indiciaram alta motivação para votar nas próximas eleições.

SÃO PAULO - SP - BRASIL - 24.08.2024 Comício do candidato a prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), que contou com a presença do presidente da república, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), da vice-candidata a prefeitura, Marta Suplicy (PT) e de diversas autoridades. (Foto: Adriano Vizoni/Folhapress, POLÍTICA) - Adriano Vizoni/Folhapress

De forma geral, há, proporcionalmente, mais eleitoras (32%) do que eleitores (23%) distantes. A taxa de comprometidos fica acima da média entre eleitores com escolaridade superior (30%, ante 11% entre quem tem escolaridade fundamental e 10% na parcela com escolaridade média). Essa diferença também é percebida na análise por renda familiar: na faixa até 2 salários, 8% são eleitores comprometidos, e 33%, distantes; na faixa de 2 a 5 salários, esses índices ficam em 30% e 20%, respectivamente; no grupo mais rico, na faixa acima de 5 salários, 30% são comprometidos, e 10%, distantes. Na parcela de eleitores jovens, de 16 a 24 anos, 39% são distantes de seus candidatos a prefeito, e na faixa seguinte, de 25 a 34 anos, esse índice fica em 35%. Entre eleitores com 35 anos ou mais, recua, ficando em 23% entre quem tem de 35 a 44 anos, em 26% na faixa de 45 a 59 anos e em 24 entre eleitores com 60 anos ou mais.

Dos três candidatos mais bem posicionados na disputa pela Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL) é quem tem o maior número de eleitores comprometidos (40%), e há 47% de eleitores inclinados, com 13% de eleitores distantes. O candidato do PRTB, Pablo Marçal, tem 23% de eleitores comprometidos, 60% de eleitores inclinados, e 17% de eleitores distantes. O atual prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes (MDB), têm o menor índice de eleitores comprometidos dentre os três (10%), e os demais são eleitores inclinados (55%) ou distantes (35%).

O candidato do PSDB, Datena, tem 3% de eleitores comprometidos, 57% de eleitores inclinados e 40% de eleitores distantes, enquanto Tabata Amaral (PSB) tem 11% de eleitores comprometido, 61% de eleitores inclinados e 28% de eleitores distantes.