Black Friday deve movimentar R$ 15,5 bilhões, diz Abecs

Levantamento mostra que brasileiro deve gastar em média R$ 1.380 em compras na data

Nova pesquisa da Abecs, associação que representa o setor de meios eletrônicos de pagamento, encomendada ao Instituto Datafolha, revela que 49% dos brasileiros pretendem realizar compras de produtos ou serviços na próxima Black Friday. Em média, os consumidores planejam gastar R$ 1.380 nesta que se tornou uma das datas comerciais mais importantes do país. Neste ano, o valor total movimentado deve ser de R$ 15,5 bilhões.

Em comparação com 2022, 33% dos entrevistados pensam em gastar mais neste ano, 22% acreditam que manterão o mesmo valor, enquanto 28% planejam gastar menos.

Vitrine de loja na cidade de Campinas que diz Antecipe seu Natal, com senhor vestido de pullover bege, chapéu preto e óculos a frente. Ao fundo, funcionária ajusta cartaz com o escrito Black Friday Casa, na cor amarela.
Comerciantes do calçadão da 13 de Maio em Campinas, no interior de São Paulo, preparam vitrines para a Black Friday. - Luciano Claudino/Folhapress

Perfil do consumidor
Consumidores mais jovens, especialmente até 34 anos, têm maior intenção de compra (18 a 24 com 66% e 25 a 34 com 61%) e um valor acima da média nacional (18 a 24 de R$ 1.529 e entre 25 e 34 anos de R$ 1.498). Assim como as Classes A/B (56%) e C (52%), que pretendem gastar, em média, R$ 1.608 e R$ 1.403, respectivamente.

Homens (50% têm intenção de compra) também planejam gastar acima da média nacional (R$1.465), enquanto mulheres (49% pretendem comprar) dizem querer gastar menos, R$ 1.298.

Cartão de crédito é o favorito
Entre os meios de pagamento, o cartão de crédito aparece em primeiro lugar, com 44%, seguido de Pix (33%), dinheiro (27%), cartão de débito (22%), boleto bancário (5%), cartão de loja (5%), outras formas e não sabe (ambos com 1%). O cartão de crédito é também o meio de pagamento escolhido pela maioria dos consumidores nas regiões Sudeste com 49%, Sul com 37% e Nordeste com 45%.

Homens e mulheres consultados afirmaram dar preferência ao cartão de crédito em suas compras com 44% e 45%, respectivamente. Esse é o meio de pagamento mais utilizado também por todas as faixas etárias, sendo 18 a 24 anos com 50%, 25 a 34 com 49%, 35 a 44 com 38%, 45 a 59 com 41% e mais de 60 anos com 46%. E o cenário se repete com os consumidores que completaram o Ensino Fundamental (33%), Médio (43%) e Superior (60%).

Intenção e valor médio de compra por região
As regiões Norte (51%) e Nordeste (50%) lideram as intenções de compra de produtos e serviços ao mesmo tempo que apresentam valores abaixo da média nacional e os dois dos menores em relação às demais regiões: Norte com R$ 1.348 e Nordeste com R$ 1.358.

No Sul e Sudeste, onde a intenção de compra é de 49% para ambos, o valor é acima do nacional: Sul (R$ 1.411) e Sudeste (R$ 1.399). No Centro-Oeste, tanto a intenção de compra (43%) como o valor médio (R$ 1.321) foram os menores registrados no país.

Loja física ou e-commerce
A maioria dos consumidores mostrou preferência pelas lojas físicas (55%) para realizar suas compras. Os que têm a intenção de comprar online somam 47%, e uma minoria (3%) afirma ainda não saber. A loja física é preferência tanto entre as mulheres (57%) como entre os homens (53%).

Entre as faixas etárias, os consumidores com 60 anos ou mais (65%), de 45 a 59 anos (64%) e 35 a 44 anos (56%) apresentam uma preferência pelas lojas físicas acima da média nacional. O cenário se inverte entre os mais jovens de 18 a 24 anos e 25 a 34 anos, que afirmam ter a intenção de realizar suas compras online: com 55% e 58%, respectivamente.

O mesmo comportamento aparece entre as Classes A/B, quando 63% dos entrevistados afirmam que pretendem usar a internet. As Classes C (56%) e D/E (67%) dão preferência às lojas físicas.

Texto de autoria de Panorama ABECS. Disponível no link.