Focadas em fechar as contas do mês, 45% das micro e pequenas industrias só planejam negócios no curto prazo

Indicador de negócios realizado pelo Datafolha para o Simpi-SP mostra também que 43% têm no final do ano um período especial de vendas e faturamento

No universo das micros e pequenas indústrias brasileiras, 45% têm caixa e pedidos para o dia a dia, foco em fechar as contas o final do mês e assim sucessivamente, ou seja, fazem o planejamento dos seus negócios no curto prazo.

O cenário é mais apertado entre as micro, que possuem até nove funcionários, mas que são mais numerosas em quantidade de empresas. Nesse grupo, 47% planejam negócios pensando em fechar o mês, e entre as pequenas, que tem de 10 a 49 funcionários, esse índice cai para 31%.

Homem de camisa social branca segura caixa de produtos para entrega por distribuidora privada, ao fundo há os produtos de sua empresa, com potes coloridos distribuídos em estante feita de boxes brancos.
O distribuidor de produtos posa para um retrato na sede de sua empresa na zona sul em São Paulo (SP). - Gabo Morales/Folhapress

Entre as pequenas, metade (50%) adota um planejamento de médio prazo, ou seja, tem caixa e pedidos para alguns meses, e foco em investir pensando nos resultados daqui a seis meses. O médio prazo é uma realidade para 31% das micros.

Planejar negócios a longo prazo, ou seja, ter caixa e pedidos que garantem estabilidade para focar em investir e pensar nos próximos anos, é um privilégio de 17% das micros e pequenas indústrias brasileiras, índice que é igual tanto para micros quanto para pequenas. Há ainda 4% dos dirigentes que preferiram não responder sobre seu horizonte de planejamento dos negócios.

O Simpi também quis saber, na edição Agosto /Setembro da pesquisa, sobre a importância da demanda de final de ano para os negócios das micros e pequenas indústrias. Os resultados mostram que parcela significativa, de 43%, tem no período entre outubro e dezembro um período especial de vendas e faturamento, com índices similares para micros (43%) e pequenas (39%).

Para 39%, as vendas de final de ano representam um período normal de faturamento e vendas (38% entre micros e 46% entre pequenas), e uma parcela 17% enfrenta um cenário negativo, com vendas e faturamento ruins na época de final de ano.

Esses dados e as séries históricas sobre os negócios das micro e pequenas indústrias podem ser encontrados no portal do Simpi-SP (http://www.simpi.com.br/arquivos/2023-indicador-nacional-ago-set-simpi.pdf).