Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica realiza primeiro Censo entre profissionais associados.

Em parceria com o Instituto Datafolha, a associação realizou estudo que traçou o perfil dos oncologistas clínicos e os desafios enfrentados pela profissão.

A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC), em parceria com o Instituto Datafolha, realizou o primeiro Censo SBOC da Oncologia Clínica. Foram entrevistados 761 oncologistas clínicos associados à SBOC e com atuação em mais de 200 municípios, com coleta entre os dias 26 de maio e 31 de julho de 2023, em abordagem online.

Com a pesquisa, foi possível traçar um perfil entre os oncologistas, que revelam algumas informações como gênero, faixa etária, etnia, orientação sexual, formação acadêmica, titulação, perfil de pacientes atendidos, participação em pesquisas clínicas, epidemiológicas ou translacionais.

Sala de consultório médico com maca branca com acolchoado preto encostada à parede e mesa branca a frente, com tela de computador em cima da mesa. Há 3 cadeiras, dispostas duas frente a uma, todas na cor preta.
Consultório médico. - Foto: Marisa Cauduro / Folhapress

Além disso, pode-se avaliar o nível de satisfação profissional dos associados, o estresse e os principais desafios da prática oncológica no Brasil, como a percepção que eles têm acerca da adesão da população a programas de prevenção e tratamento, o cenário dos diagnósticos tardios, o acesso a novos medicamentos, financiamento e gestão dos sistemas de saúde.

É possível saber mais informações ao baixar o relatório, no link do site da Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica.