Em Fortaleza, ataques a adversários ampliam engajamento de prefeituráveis nas redes

Guerra de acusações, ofensas, jingles irônicos e memes predomina nos perfis de alguns dos principais concorrentes, como André Fernandes, Capitão Wagner, José Sarto e Evandro Leitão

BAIXE AQUI O RELATÓRIO COMPLETO

Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e a Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação


Com a aproximação do primeiro turno das eleições, o clima de guerra entre candidatos a prefeito vem marcando a disputa entre os principais concorrentes nas redes sociais. No período de 10 a 19 de setembro, postagens com ataques aos adversários diretos, além de jingles irônicos e memes ofensivos, estiveram entre os conteúdos com mais interações nos perfis dos principais concorrentes, como André Fernandes (PL), Capitão Wagner (União Brasil) e José Sarto (PDT) e Evandro Leitão (PT).

É o que revela levantamento feito por Datafolha e Codecs, que estão acompanhando a disputa no ambiente digital nas principais capitais do Brasil. Os dados incluem todas as postagens feitas no período nos perfis do Instagram e do Facebook dos candidatos.

MONTAGEM, Brasilia, 12/09/2023, deputado André Fernandes (PL-CE). ( Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado )//// Presidente da Alece, deputado Evandro Leitão (PT) ( Foto: Junior Pio/Alece/divulgação )/////deputado Capitão Wagner (Pros-CE). Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado////Prefeito de Fortaleza Sarto Nogueira ( Foto: Camara municipal de Fortaleza )

ANDRÉ FERNANDES LIDERA

Candidato com mais engajamento nas redes, com mais de um milhão de interações em 13 posts, André Fernandes viu sua média de interações por conteúdo aumentar 36%. De todas as interações em seus perfis, 39% vieram de três posts contra Capitão Wagner, em resposta a ataques vem recebendo do adversário, que usou um vídeo antigo para insinuar que ele usa cocaína. Outros 21% das interações nos perfis de Fernandes foram críticas e ironias contra José Sarto, contra quem ele move uma batalha de jingles e memes nas redes.

LEITÃO

Segundo com maior engajamento no período, com 324 mil interações, Evandro Leitão também alcançou aumento expressivo de 102% no engajamento. Embora ele tenha focado seus conteúdos no crescimento de sua candidatura nas pesquisas, o petista também postou vídeo gravado durante debate da "TV Otimista", no qual fez referências negativas a Sarto, Capitão Wagner e André Fernandes. O post foi um dos cinco conteúdos mais engajados nos perfis de Leitão, gerando mais de 13,5 mil interações.

CAPITÃO WAGNER

Capitão Wagner, terceiro em engajamento, atingiu 292,9 mil interações (volume 146% superior). Apesar de o seu top post trazer propostas para a segurança, foram as críticas aos seus adversários os conteúdos que mais renderam engajamento nos perfis de Wagner.

André Fernandes foi alvo exclusivo de 12 posts de Wagner, que somaram 58.836 interações (20% do total). Em outras 12 publicações, Wagner reforça que Leitão e Fernandes não se alfinetam por conta de suposta articulação para o segundo turno. Esse conteúdo gerou mais de 46 mil interações (16% do total). Wagner também alfinetou Sarto, inclusive sobre segurança e iluminação. No total, os 38 posts com indiretas aos adversários nos perfis de Wagner alcançaram 131.632 interações, 45% de seu total.

SARTO

Quinto em engajamento, com cerca de 186 mil interações, José Sarto destacou ações do mandato e propostas em 35 posts, mas os conteúdos com críticas a adversários foram os que acumularam mais interações, 62% do total.

André Fernandes foi o principal alvo, com 20 posts e 91 mil interações (49% do engajamento total). Seis conteúdos fizeram referência a um novo jingle do prefeito, com letra que cutuca fala do deputado bolsonarista, questionando obras e diz que "está na favela onde ele (André) nunca pisou". Sarto também atacou o bolsonarista, mostrando uma caneca, que chama Fernandes de "caneco raspado", em referência a um vídeo antigo do bolsonarista, que disse raspar o ânus. Sarto ainda fez posts sobre falas de Fernandes contra vacinação e sobre outro vídeo antigo, em que Fernandes tenta descredibilizar o feminicídio.

Leitão foi atacado por Sarto em 14 posts, que tiveram 18 mil interações. Capitão Wagner foi mencionado 4 vezes.

GIRÃO

Único candidato com queda de 29% nas interações, Eduardo Girão, quarto colocado no ranking com 291,7 mil interações, explorou como principal conteúdo sua expulsão no debate da TV Otimista, quando ele foi retirado, ao vivo, por decisão liminar da Justiça. O senador fez 25 publicações sobre o assunto, acusando "censura" e perseguição por parte dos partidos PT, PSOL e Solidariedade. No total, o assunto rendeu 185.473 interações nos perfis de Girão, 63% do total.

Sarto também recebeu alfinetadas de Girão em sete publicações, que atingiram 4,2 mil interações. Em outras quatro, Eduardo Girão voltou a enfatizar os problemas da "oligarquia PT-PDT", mirando o prefeito e Leitão. Esses obtiveram 10,4 mil interações. Posts com críticas (39) representam 70% do engajamento do senador.