A cada dez posts de Boulos, seis são contra Nunes

Psolista explorou apagão; prefeito dedicou menos esforço para atacar rival: 25% de seus conteúdos

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Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e Codecs, empresa especializada em análise de cenários e reputação

O candidato do PSOL à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos, dedicou 60% de seus posts a críticas ao rival no segundo turno da disputa, o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB). O apagão na capital foi seu tema preferido. É o que revela levantamento conduzido por Datafolha e Codecs entre os dias 9 e 15 de outubro. Os dados se referem às postagens no Instagram, Facebook e X.

Boulos direcionou 240 publicações a Nunes nos sete dias analisados, uma média de 34 ataques por dia (no total, o psolista postou 401 conteúdos, sobre todos os temas, nas redes analisadas). Nunes, por sua vez, usou 25% de seus posts para criticar Boulos (41 de 162).

Na montagem, os candidatos Ricado Nunes (MDB), à esq., e Guilherme Boulos (PSOL) - Bruno Santos e Danilo Verpa/Folhapress - Beruno Santos e Danilo Verpa/Folhapress - Beruno Santos e Danilo Verpa/Folhapress


A ofensiva do deputado federal surtiu efeito em termos de engajamento, já que 64% de suas 4,2 milhões de interações no período vieram dessas postagens. Entre os dez conteúdos de maior engajamento publicados por Boulos, nove tinham Ricardo Nunes como alvo. O psolista centralizou esforços em criticar a atuação de Nunes durante o apagão, como nesta publicação de domingo (13), em que mostra sua casa sem energia, diz que 1 milhão de famílias estão na mesma situação e que o prefeito colocou um "coletinho pra fingir que está trabalhando". Na postagem de maior engajamento (quase 120 mil interações), ele mostra uma charge de Nunes dizendo "tem que privatizar tudo".

Boulos engajou quase nove vezes mais que Nunes (cujas postagens coletaram 486 mil interações). Tem sido comum o psolista conseguir mais repercussão com seus posts do que o prefeito, que tem uma base de seguidores bem menor (1 milhão de seguidores no Instagram, ante 2,4 milhões de Boulos).

Ricardo Nunes também explorou o apagão em suas redes, mas, obviamente, mostrando as ações de sua gestão diante da falta de energia. Seus posts mostram o prefeito monitorando a situação e cobrando a Enel, que, segundo o chefe do Executivo, presta um desserviço à cidade.

Em uma de suas postagens, Nunes responsabiliza o presidente Lula (PT), aliado de Boulos, dizendo que já pediu a extinção do contrato com a Enel, mas "mas nem ele [Lula], nem o governo federal, parecem se importar com São Paulo!" extinguir o contrato de concessão da Enel.

Nos posts em que critica Boulos, o prefeito retomou a retórica encampada por Pablo Marçal (PRTB) no primeiro turno. Em uma das publicações, Nunes publicou trecho de debate, e, em tom de humor, diz que o adversário nunca trabalhou.

Também trouxe novamente ingredientes ideológicos. Em outra publicação, ao lado de Lucas Pavanato (PL), vereador mais votado de SP, conclamou "união" contra a "extrema esquerda". Nas postagens contra Boulos, o prefeito angariou 119,4 mil interações (24% de seu engajamento total).