BAIXE AQUI O RELATÓRIO COMPLETO
Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação
Eduardo Paes (PSD) foi o candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro mais mencionado na internet entre os dias 20 e 29 de setembro, mas 48% de tudo o que foi falado sobre o atual prefeito esteve associado a um boicote nacional ao seu partido.
O nome de Paes apareceu em 25.316 citações, e em 12.151 delas há críticas de perfis mais conservadores, que atacam a "resistência" do PSD em apoiar o impeachment do ministro do STF (Superior Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.
A movimentação teve início nas últimas semanas, através de nomes como o deputado federal Gustavo Gayer (PL), questionando a falta de posicionamento de senadores do PSD sobre um eventual impeachment do ministro do STF.
Isso vem escalando pelo país, com perfis de direita criando campanha para evitar o voto em candidatos da sigla nas eleições municipais de 2024, como é o caso de Paes. O teor das publicações é o de lembrar aos internautas que Paes também é do PSD, o partido que "está dando suporte para Alexandre de Moraes", diz o texto de uma das publicações, de um perfil que se intitula Conservadora191.
ENGAJAMENTO NAS REDES
Com o prefeito Eduardo Paes registrando queda de 35% no engajamento de suas publicações nas redes sociais, Alexandre Ramagem assumiu a liderança em desempenho no ambiente on-line. Seus 79 posts contabilizaram 431.299 interações.
O candidato do PL continua apostando em associações a Bolsonaro e críticas a Paes. A segurança pública apareceu como principal bandeira, tanto que seus dois melhores conteúdos do período foram sobre isso – o 1º em engajamento é de entrevista em que ele cita as atribuições do prefeito quanto à segurança pública, com um argumento que o chefe do Executivo municipal é sim responsável pela área.
O apoio de lideranças conservadoras também é presente – com dois posts de alto engajamento sobre carreata que realizou, em que são exploradas imagens de Nikolas Ferreira e da família Bolsonaro. Eduardo Paes foi alvo de 14 posts de Ramagem na semana – juntos, eles contabilizaram 109.812 interações, o equivalente a 25% de todo o engajamento do período.