Boicote ao PSD é tema de 48% de todas as menções a Eduardo Paes

Perfis conservadores alegam falta de posicionamento de senadores sobre impeachment de Alexandre de Moraes para pedir que não se vote no prefeito

BAIXE AQUI O RELATÓRIO COMPLETO

Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação

Eduardo Paes (PSD) foi o candidato à Prefeitura do Rio de Janeiro mais mencionado na internet entre os dias 20 e 29 de setembro, mas 48% de tudo o que foi falado sobre o atual prefeito esteve associado a um boicote nacional ao seu partido.

O nome de Paes apareceu em 25.316 citações, e em 12.151 delas há críticas de perfis mais conservadores, que atacam a "resistência" do PSD em apoiar o impeachment do ministro do STF (Superior Tribunal Federal) Alexandre de Moraes.

RIO DE JANEIRO, RJ, BRASIL, 30-06-2024: O prefeito do Rio, Eduardo Paes, durante cerimônia de entrega de unidades habitacionais do programa Morar Carioca Comunidade do Aço, na Rua Massapê, na Vila Paciência, Santa Cruz, zona oeste do Rio de Janeiro. (Foto: Eduardo Anizelli/Folhapress, POLÍTICA) - Eduardo Anizelli/Folhapress


A movimentação teve início nas últimas semanas, através de nomes como o deputado federal Gustavo Gayer (PL), questionando a falta de posicionamento de senadores do PSD sobre um eventual impeachment do ministro do STF.

Isso vem escalando pelo país, com perfis de direita criando campanha para evitar o voto em candidatos da sigla nas eleições municipais de 2024, como é o caso de Paes. O teor das publicações é o de lembrar aos internautas que Paes também é do PSD, o partido que "está dando suporte para Alexandre de Moraes", diz o texto de uma das publicações, de um perfil que se intitula Conservadora191.

ENGAJAMENTO NAS REDES

Com o prefeito Eduardo Paes registrando queda de 35% no engajamento de suas publicações nas redes sociais, Alexandre Ramagem assumiu a liderança em desempenho no ambiente on-line. Seus 79 posts contabilizaram 431.299 interações.

O candidato do PL continua apostando em associações a Bolsonaro e críticas a Paes. A segurança pública apareceu como principal bandeira, tanto que seus dois melhores conteúdos do período foram sobre isso – o 1º em engajamento é de entrevista em que ele cita as atribuições do prefeito quanto à segurança pública, com um argumento que o chefe do Executivo municipal é sim responsável pela área.

O apoio de lideranças conservadoras também é presente – com dois posts de alto engajamento sobre carreata que realizou, em que são exploradas imagens de Nikolas Ferreira e da família Bolsonaro. Eduardo Paes foi alvo de 14 posts de Ramagem na semana – juntos, eles contabilizaram 109.812 interações, o equivalente a 25% de todo o engajamento do período.