BAIXE AQUI O RELATÓRIO COMPLETO
Este texto é uma parceria entre Datafolha e Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação
Bruno Engler (PL) foi o candidato a prefeito de Belo Horizonte mais citado entre 20 e 29 de setembro, e o único prefeiturável cuja repercussão cresceu no período. O ato realizado na capital mineira a favor do impeachment do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), e resultados de pesquisas que apontam sua ascensão foram os fatores responsáveis pelo crescimento de 23% no número de citações ao bolsonarista na internet em geral, um ambiente formado majoritariamente por redes sociais, mas também por portais de notícias, blogs e fóruns. Engler foi mencionado 5.808 vezes, mais que todos os adversários juntos.
Os números são resultado de novo levantamento em parceria entre Datafolha e Codecs, que têm acompanhado a movimentação eleitoral no ambiente digital em algumas das principais capitais brasileiras.
O ato pelo impeachment foi realizado no dia 29 de setembro, último do período analisado, e mesmo assim foi um dos destaques na repercussão sobre Engler. O evento reuniu nomes fortes da direita, como os deputados federais Nikolas Ferreira (PL), Bia Kicis (PL) e Marcel Van Hattem (Novo) e o senador Cleitinho (Republicanos), entre outros. Três dos dez posts com mais interações que citam o nome de Engler abordavam justamente sua presença no ato.Outros cinco dos dez conteúdos com mais engajamento abordaram pesquisas, como algumas que sinalizam subida de Engler e do prefeito Fuad Noman (PSD), apontando possibilidade de segundo turno entre ambos.
Duas publicações referiam-se aos confrontos no debate da TV Record, em 28/09, principalmente do nome do PL com o petista Rogério Correia.O apoio de Nikolas Ferreira à sua candidatura, que vinha sendo colocado em dúvida em correntes de postagens no X, também foi destaque, inclusive com um vídeo do deputado federal confirmando o suporte a Bruno Engler. O post de Nikolas foi o conteúdo sobre Engler que gerou mais interações no período (360 mil).
O prefeito Fuad Noman foi o segundo mais mencionado no período, bem atrás de Engler, com 1.136 citações. Seu nome surgiu na internet principalmente por causa de resultados de pesquisas que apontam sua ascensão na reta final.Outros 20% das publicações abordaram um assunto também positivo para Fuad: o lançamento de um manifesto assinado por centenas de lideranças e militantes de partidos do espectro progressista, como PV, Rede, Psol, PCdoB, PSB e PT, conclamando o chamado "voto útil" no prefeito – em detrimento das candidaturas de esquerda, como Duda Salabert (PDT) e Rogério Correia (PT).
Em suas redes sociais, Bruno Engler tem mirado fortemente no prefeito. O bolsonarista fez 17 posts contra Fuad, com críticas sobre segurança, obras, trânsito e enchentes, por exemplo. Foi o principal alvo de Engler. O candidato do PL, inclusive, foi o que mais cresceu em engajamento na semana, somando 256.551 interações ( alta de 143%), mas ainda fica atrás de Duda Salabert (PDT), que somou 329.167 (+ 108%).
Já Fuad Noman, em suas redes sociais, é o que menos engaja. Foram só 30.404 interações (alta de 6%). No período, o chefe do Executivo focou seus conteúdos em propostas para diferentes áreas, como terceira idade, tema do post com mais interações; além de assuntos envolvendo a rotina como prefeito.