BAIXE AQUI O RELATÓRIO COMPLETO
Este texto é resultado de uma parceria entre Datafolha e a Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação
Os ataques entre os candidatos se acirraram na eleição para a Prefeitura de Fortaleza, e o período entre 20 e 29 de setembro foi novamente marcado por troca de acusações. Publicações com críticas aos adversários mobilizaram 21% de todo o engajamento gerado por todos os posts de Facebook e Instagram de André Fernandes (PL); Capitão Wagner (União Brasil); Evandro Leitão (PT) e José Sarto (PDT), os principais nomes da disputa.
O candidato do PL é quem lidera em engajamento: foram 1.021.083 interações (soma de curtidas, comentários e compartilhamentos) em suas postagens; diferença significativa para o 2º colocado no ranking, Evandro Leitão, com 329.415 interações. Capitão Wagner (216.447) e José Sarto (121.011) completam a lista.
Para Fernandes, um dos grandes destaques da semana foi o ato organizado por sua campanha, em Fortaleza, que contou com a presença do deputado federal Nikolas Ferreira (PL). Cerca de 40% de todo o engajamento dele, na semana, veio de conteúdos que mostravam esse evento, realizado na noite do dia 21 de setembro.
André Fernandes citou adversários em 4 posts – um deles do próprio ato com Nikolas, em que o deputado canta uma música que critica Sarto. Ele também fez vídeo comemorando decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), suspendendo o que chama de "fake news" de Capitão Wagner, que postou vídeos do passado de Fernandes; e publicou material em que supostos profissionais da campanha de rua de Leitão dizem que vão votar nele [André Fernandes].
A divisão pelo voto conservador tem elevado a temperatura entre Fernandes e Capitão Wagner. O candidato, que oscilou negativamente nas últimas pesquisas do Datafolha, citou André Fernandes em 7 posts do Instagram – Leitão é mencionado em 3, o que reforça o foco direcionado no bolsonarista. Um de seus posts usa a pesquisa AtlasIntel para afirmar que ele vence Leitão no 2º turno, ao contrário de Fernandes, que aparece atrás na disputa.
Além do discurso do voto útil, ele também continua recuperando posicionamentos antigos do candidato do PL e acusações, como a de nepotismo e relativização da pedofilia, buscando um vídeo em que André Fernandes tinha 14 anos e brincou sobre o tema.
O prefeito José Sarto força uma polarização contra o PT para engajar – Evandro Leitão foi seu principal alvo, aparecendo em 8 conteúdos no Instagram do prefeito, com vídeos associando o petista à CPI do Narcotráfico; e conteúdos humorísticos, aproveitando gafe de Leitão durante entrevista em que pede voto no "12" e não "13", seu número na urna.
Leitão tem reagido aos conteúdos de Sarto, com postagens afirmando que o prefeito "divulga fake news" sobre a CPI do Narcotráfico para "esconder a gestão desastrosa" e "desviar dos problemas da cidade".