Marçal reduz críticas aos rivais e lidera com folga em engajamento

Marina Helena foi a única a crescer, enquanto Ricardo Nunes não vê melhora nas métricas, mesmo com confusão no debate do Flow e aparições de Tarcísio

BAIXE AQUI O RELATÓRIO COMPLETO

Este texto é uma parceria entre Datafolha e Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação

O candidato do PRTB à Prefeitura de São Paulo, Pablo Marçal, mantém a trajetória de domínio sobre seus adversários no desempenho nas redes sociais. Suas publicações tiveram 32.602.470 interações (soma de curtidas, comentários e compartilhamentos) entre os dias 23 e 29 de setembro. No período, o coach, que vinha apostando em estilo mais agressivo, reduziu em 29% o volume de publicações contra seus adversários (nesta semana, foram 46 conteúdos).

SÃO PAULO, SP, 30.09.2024 - Debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo realizado pela Folha e UOL. Estarão presentes no debate Guilherme Boulos (PSOL), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB). (Foto: Danilo Verpa/Folhapress) - Danilo Verpa/Folhapress


Marçal fez 46 publicações com críticas aos demais concorrentes no Instagram no período, que geraram 5.582.461 interações (17% do seu engajamento total). Ricardo Nunes foi seu principal alvo – 27 publicações. Boulos é citado em 10; Datena em 7; e Tabata Amaral, em apenas 2 posts do período.

O volume de interações de Marçal, mesmo com queda de 30% em relação aos sete dias anteriores, foi sete vezes maior do que a soma de todos os rivais (4.574.228). Cada post dele tem, em média, 91.580 interações; Marina Helena, que foi a 2ª nesse quesito, registrou média de 17.028 interações a cada publicação.

A candidata do Novo, inclusive, foi a única que cresceu em engajamento na comparação com o período anterior. Seus 65 conteúdos contabilizaram 1.106.806 interações, alta de 38%. Ela engajou, principalmente, ao publicar contra Guilherme Boulos (PSOL) – já que 3 de seus 10 posts, de melhor desempenho, foram com cortes de debates, em que diz "desmascarar" o psolista; e ao definir um objetivo muito claro sobre seu desempenho nas pesquisas: o de ultrapassar Datena para ter o direito de compararecer ao debate da Globo.

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi apenas o 5º em engajamento, ficando à frente só de Datena entre os principais postulantes. Ele teve queda de 1% em interações, o que mostra que suas apostas da semana não ajudaram a melhorar seus números.

Vídeos sobre a agressão a Duda Lima; e imagens em que aparece ao lado do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) apareceram com frequência nas redes do prefeito – a imagem do governador é explorada em 11 posts diferentes só no Instagram, mas geraram apenas 25.946 interações. Individualmente, 95% dos posts de Marçal têm mais interações do que a soma de todos os conteúdos em que Tarcísio aparece no Instagram do prefeito.

Marçal, por outro lado, repetiu a estratégia de usar figuras do sertanejo, com foto se solidarizando com Gusttavo Lima; e vídeos com Bruno, da dupla com Marrone. O apoio oficial de Nikolas Ferreira (PL) também é algo muito celebrado por Marçal – o deputado mineiro evitava pitacos na eleição paulistana, mas após receber críticas de Nunes, fez post contra o prefeito e em apoio ao empresário – que publicou em suas redes, naquela que foi a 3ª melhor publicação do coach no período, em termos de engajamento.