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Este texto é resultado de parceria entre Datafolha e Codecs, empresa especializada em análise de cenários e reputação
O candidato do PL a prefeito do Recife, Gilson Machado, foi o prefeiturável mais citado na internet em geral no período entre 20 e 29 de setembro, mas boa parte da repercussão esteve associada a um episódio negativo. No total, 41% das citações a Gilson se referem ao fato de o PL não ter enviado o valor máximo para sua candidatura em virtude do favoritismo do atual prefeito, João Campos (PSB), que lidera a última pesquisa Datafolha com 76%. No mesmo levantamento, o candidato do PL tem 9%.
"Dinheiro não foi feito para queimar", disse o presidente nacional do PL, Valdemar Costa Neto, no dia 25, ao explicar que não enviou o teto da verba em razão da popularidade de João Campos. Até aquela data, o partido havia repassado R$ 6 milhões à campanha do ex-ministro do Turismo – o teto de gasto em campanhas majoritárias no Recife é de R$ 9,7 milhões.
O assunto ganhou conotação de "crise financeira" na campanha de Gilson Machado e pautou quatro dos dez posts sobre o candidato com mais engajamento no intervalo analisado.
Foram 3.376 menções a Gilson no intervalo de dez dias, enquanto o prefeito João Campos foi mencionado 2.661 vezes. O ambiente analisado compreende as redes sociais e sites como portais de notícias, blogs e fóruns (a maioria das menções vem das mídias sociais).
Já a repercussão sobre Campos esteve, em boa parte, associada a seus atos de campanha. 48% das menções foram sobre eventos como carreatas e a visita do ministro Alexandre Padilha ao Recife (o prefeito é apoiado pelo presidente Lula).
NAS REDES DOS CANDIDATOS
Em suas redes sociais, Gilson segue atacando o prefeito e apostando no apoio de expoentes bolsonaristas. O ex-ministro do Turismo, inclusive, chegou a postar um vídeo de sua vice, Leninha Dias, falando que ninguém sabe quem é o vice de João Campos, o engenheiro Victor Marques. Gilson, porém, apagou o post depois. O candidato também fez outros quatro conteúdos contra Campos, três deles sobre o caso das creches – a gestão teria feito convênio com creches sem alvará de funcionamento, alvará dos bombeiros e da Vigilância Sanitária, algumas delas ligadas à base política do prefeito, segundo Gilson Machado.
Em termos de engajamento, João Campos está disparado à frente. O prefeito, que ignora completamente os rivais e aposta em vídeos descontraídos de campanha nas ruas, somou 1.648.104 interações entre os dias 20 e 29 de setembro, quase oito vezes mais que Gilson, que acumulou 214.974.