Nunes engaja mais com Enel, e Boulos, com críticas e ações de campanha

Dos dez posts do prefeito com mais interações, oito citavam a concessionária

BAIXE AQUI O RELATÓRIO COMPLETO

Este texto é resultado de parceria entre Datafolha e Codecs, empresa especializada em análise de cenários digitais e reputação

O prefeito Ricardo Nunes (MDB) teve seu melhor desempenho nas redes sociais com críticas e cobranças à Enel entre os dias 16 e 22 de outubro. Oito dos dez posts de maior engajamento do candidato no período citavam a concessionária de energia, que vem sendo atacada por todos os lados em função do apagão que deixou parte da cidade sem energia por vários dias. Já o seu rival na disputa pela Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos (PSOL), extraiu seus melhores resultados em termos de engajamento com críticas ao prefeito, mas também divulgando ações de campanha, na linha de "virar votos" – ele está atrás de Nunes nas pesquisas.

O candidato à prefeitura de São Paulo, Ricardo Nunes, durante agenda de campanha. - Danilo Verpa/Folhapress


É o que aponta o levantamento semanal produzido por Datafolha e Codecs sobre a disputa eleitoral no ambiente digital. Para o estudo, foram consideradas postagens no X, Facebook e Instagram.

Nos dois conteúdos com mais engajamento publicados por Nunes, o prefeito divulgou vídeos em que diz estar pedindo a extinção do contrato com a Enel, mas que o governo federal (aliado de Boulos, como ele sempre salienta) não atende.

No caso de Boulos, de seus dez posts com mais engajamento, seis eram sobre ações de campanha, na linha de "virada" sobre Nunes. Três publicações do "top 10" continham críticas ao prefeito. O panorama é bem diferente da semana anterior, quando nove dos dez posts com mais engajamento foram ataques a Nunes (sobretudo por conta do apagão). Na publicação com melhor desempenho de Boulos, ele postou um trecho de debate em que conta que ficou sem energia e que essa situação foi enfrentada por muita gente.

Em termos de engajamento geral, Boulos acumulou 3,4 milhões de interações, nove vezes mais que Nunes (379 mil). O psolista engaja muito mais que o prefeito desde o início da campanha.

REPERCUSSÃO

Quando se observa o que se falou dos candidatos na internet em geral (ambiente formado principalmente por redes sociais, mas também por portais de notícias, blogs e fóruns), as pesquisas e debates mobilizam a maior parte da repercussão.Boulos foi mencionado 369.275 vezes, enquanto Nunes foi tema de 117.287 citações. Ataques e apoio de adversários e aliados de ambos também tiveram relevante participação no número de publicações.

Entre os 10 posts com mais engajamento citando Boulos, 6 foram em contexto positivo, feitos pelo perfil Mídia Ninja no Instagram. Os conteúdos envolveram cortes favoráveis ao psolista no debate da Record, pesquisa do Instituto Futura (que mostra crescimento de Boulos) e a ação de campanha no Centro de SP, com debate com populares.

Pablo Marçal foi assunto de duas postagens entre as dez com mais interações, ambas neutras. Na de maior engajamento, com mais de 135 mil interações, Marçal reproduziu matéria sobre negativa da Justiça ao pedido de inelegibilidade dele, por causa da divulgação do falso laudo contra Boulos na reta final do 1º turno. Ele não teceu comentários sobre o psolista.

Boulos foi alvo de políticos de direita, como a deputada federal Carla Zambelli (PL), que reproduziu como "escândalo" matéria da Folha de S.Paulo, segundo a qual o MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto) excluiu militantes de projeto habitacional e incluiu mulher de Boulos. Foi também uma das dez publicações de melhor desempenho.

Sobre Nunes, na relação dos 10 conteúdos de maior engajamento citando o prefeito, incluindo o primeiro, cinco foram negativas, caso do perfil Mídia Ninja, com 4 posts desfavoráveis ao prefeito (falando em "fuga" do debate, ou postando cortes de ataques de Boulos contra o adversário).

Pablo Marçal postou vídeo, com 55 mil interações no Instagram, repercutindo as declarações de Nunes de que não o queria em seu palanque no 2º turno.

Por outro lado, mensagens de apoio feitas por vereadoras eleitas em São Paulo a Ricardo Nunes puseram o prefeito em evidência entre as menções de maior engajamento. Caso dos posts de Amanda Vettorazzo (mais de 28 mil interações) e de Ana Carolina Oliveira (mãe da menina Isabella Nardoni, assassinada em 2008).

A presença de Jair Bolsonaro em São Paulo, para evento de apoio à candidatura de Ricardo Nunes, juntamente com o governador Tarcísio de Freitas, foi tema apenas do 7º post com mais interações. Ainda assim, o nome de Nunes foi secundário na postagem, cujo foco foi a afirmação de Tarcísio de que o candidato a presidente da direita em 2026 é Bolsonaro.