Descrição de chapéu Opinião e sociedade Datafolha

40% dos alunos de escolas públicas têm dificuldades na alfabetização

Pesquisa encomendada por Itaú Social, Fundação Lemann e Bid mostra desafios da educação

A décima onda da pesquisa "Educação na perspectiva dos estudantes e suas famílias", encomendada pelo Itaú Social, Fundação Lemann e BID, mostra que a educação é a maior prioridade para 78% dos responsáveis pelos estudantes brasileiros de escolas públicas, superando temas como saúde (66%) e segurança pública (21%).

A pesquisa foi realizada em dezembro de 2022 com 1.323 responsáveis por 1.863 estudantes de escolas públicas de todas as regiões do país, e também revelou que metade dos estudantes (50%) teve oferta de reforço escolar. Essa oferta de reforço ocorre de forma desproporcional: enquanto 56% dos estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) teve oferta de aulas de apoio, para os alunos dos Anos Finais (6º ao 9º ano) o percentual é de 48%.

Na fase de alfabetização, 40% dos estudantes enfrentando algum desafio para se alfabetizar. Os pais ou responsáveis apontaram que 10% dos estudantes estão em nível muito abaixo do esperado em relação à leitura e escrita, chegando a 24% em escolas localizadas em regiões mais vulneráveis.

Mais informações sobre a pesquisa estão disponíveis nos sites do Itaú Social e da Fundação Lemann.