Saltar para o conteúdo principal

Avaliação do Governador do Estado de São Paulo - Geraldo Alckmin

Opinião Pública -

Na semana em que o governador do estado de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), admitiu publicamente o desejo de concorrer à Presidência da República em 2006, pesquisa realizada pelo Datafolha mostra que o tucano, há quatro anos e nove meses ocupando o cargo, continua sendo aprovado pela maioria dos paulistas: para 62% ele vem fazendo um governo ótimo ou bom, ante 29% que consideram seu desempenho regular e apenas 6% que o classificam como ruim ou péssimo. Em uma escala de zero a dez, Alckmin obtém nota média 7,1.

Em relação à pesquisa anterior, realizada há um ano, a taxa de aprovação e a dos que consideram o desempenho do governador regular oscilaram positivamente, dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Já a taxa dos que reprovam o governo recuou três pontos percentuais. Em dezembro de 2004, o desempenho de Alckmin era considerado ótimo ou bom por 60%, regular por 27% e ruim ou péssimo por 9%.

O Datafolha ouviu 1798 moradores do estado de São Paulo, a partir dos 16 anos de idade, na terça-feira, dia 13, e na quarta, 14 de dezembro.

A aprovação ao governador é maior no interior (66%) do que na Região Metropolitana (58%), e fica ligeiramente acima da média entre os que têm escolaridade superior e renda familiar mensal acima de dez salários mínimos (65% em cada segmento). Entre os que têm renda familiar entre cinco e dez salários mínimos a taxa de aprovação a Alckmin chega a 72%, dez pontos percentuais acima da média.

Baixe esta pesquisa