Aprovação a governo Dilma Rousseff cai, e reprovação a petista dispara

Opinião Pública -

No início do segundo mandato, a presidente Dilma Rousseff (PT) atingiu seu pior índice de aprovação desde que tomou posse, em janeiro de 2011. Atualmente, 23% dos brasileiros adultos avaliam a gestão da petista como ótima ou boa, enquanto 44% a consideram ruim ou péssima. Há ainda 33% que avaliam o governo Dilma como regular, e 1% não opinou. Na comparação com dezembro de 2014, houve queda expressiva na taxa de aprovação da presidente (à época, 42% consideravam seu governo ótimo ou bom), e alta na reprovação (24% de ruim ou péssimo, 20 pontos a menos do que atualmente). Na série histórica de avaliações do governo Dilma, seu pior índice de aprovação, até então, havia sido registrado no final de julho de 2013 (30%), e o seu melhor índice, em março do mesmo ano (65%).

Leia mais »

Responsabilzada por Petrobras pela maioria, Dilma tem avaliação estável

Opinião Pública -

A presidente Dilma Rousseff (PT) termina seu primeiro mandato com a mesma aprovação registrada na semana da votação que a reelegeu: atualmente, 42% dos brasileiros com 16 anos ou mais consideram seu governo ótimo ou bom atualmente, índice idêntico ao registrado em pesquisa realizada no dia 21 de outubro deste ano. O índice de reprovação ao seu governo, porém, é mais alto hoje (24%) do que antes da votação (20%), enquanto a taxa dos que avaliam a gestão como regular é de 33% (ante 37% no levantamento anterior).

Leia mais »

Governo Dilma é aprovado por 35% dos brasileiros

Opinião Pública -

A aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff (PT) recuou de 38% para 35% desde a primeira quinzena de agosto. Neste período, o índice de reprovação à gestão da petista subiu de 23% para 26%, e a taxa dos que a avaliam como regular oscilou de 38% para 39%a meados de agosto. Uma parcela de 1% não opinou sobre o assunto.

Leia mais »

Aprovação ao governo Dilma Rousseff sobe 6 pontos e alcança 38%

Opinião Pública -

A aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff teve alta de seis pontos entre julho e agosto, e agora é considerado ótimo ou bom por 38% do eleitorado brasileiro, índice mais alto desde abril deste ano. Na pesquisa realizada em julho, essa taxa de aprovação era de 32%. No mesmo período, caiu de 29% para 23% a parcela dos brasileiros que consideram a gestão Dilma ruim ou péssima, enquanto a taxa dos que a avaliam como regular ficou estável (em 38%). Há ainda 1% que não opinou sobre o assunto.

Leia mais »

Cai aprovação de eleitores ao governo da presidente Dilma Rousseff

Opinião Pública -

A aprovação ao governo da presidente Dilma Rousseff caiu três pontos desde o início de julho e, atualmente, é avaliado como ótimo ou bom por 32% dos eleitores brasileiros (ante 35% em pesquisa realizada nos dias 1 e 2 de julho). O índice atual fica mais próximo do patamar pré-Copa do Mundo (33% na primeira semana de junho). A taxa de reprovação ao governo da atual presidente seguiu tendência semelhante: no início de junho, 28% consideravam a gestão da petista ruim ou péssima, taxa que caiu para 25% na primeira semana de julho, e voltou a subir, agora para 29%. A parcela do eleitorado que avalia o governo Dilma como regular é de 38%, índice estável na comparação com levantamentos anteriores. Há ainda 1% que não opinou sobre o desempenho da presidente.

Leia mais »