Saltar para o conteúdo principal

Dilma ganharia no 1º turno se disputasse contra Aécio e Campos

Opinião Pública -

A primeira pesquisa Datafolha após os pré-candidatos escolherem um partido para disputar a eleição em 2014 mostra Dilma Rousseff (PT) na liderança para a disputa presidencial em todos os cenários avaliados e Marina Silva (PSB) como sua adversária mais forte, caso seja ela o nome do PSB para disputar o cargo no ano que vem.

Quando o nome da ex-senadora dá lugar ao do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), a petista aumenta sua vantagem para os concorrentes e poderia ganhar no 1º turno. Entre os pré-candidatos do PSDB, José Serra atinge percentual de intenção de votos ligeiramente mais alto do que seu colega de partido Aécio Neves.

No cenário em que aparecem Dilma Rousseff, Aécio Neves e Eduardo Campos, a petista tem 42% das intenções de voto, e é seguida pelo senador mineiro (21%) e por Campos (15%). A fatia de votos em branco, nulo ou em nenhum dos apresentados é de 16%, e 7% não souberam responder.

Quando Marina toma o lugar de Campos como postulante pelo PSB e os demais nomes se repetem, Dilma fica com 39% das intenções de voto. Em segundo lugar aparece Marina Silva (29%), e em seguida Aécio (17%). As intenções em branco, nulo ou nenhum somam 10%, e 5% não souberam responder.

A troca de Aécio Neves por Serra mostra que numa disputa entre o tucano, Dilma e Marina, a atual presidente teria a preferência de 37% dos brasileiros, à frente de Marina (28%) e do ex-governador de São Paulo (20%). A parcela dos que votariam em branco, nulo ou em nenhum deles, neste caso, é de 10%, e 5% não responderam.

Em uma disputa entre Dilma, Serra e Campos, a petista teria 40% das intenções de voto, sendo seguida por Serra (25%) e Campos (15%). Votariam em branco, nulo ou nenhum deles 15%, e 6% não souberam opinar.

Na pesquisa de voto espontânea, quando nenhuma opção de nome é apresentada aos entrevistados, o nome de Dilma é citado por 17%, ante 16% em agosto. Em seguida aparecem com maior incidência as menções a Lula (6%), Aécio (4%), Marina (4%), Serra (2%) e Eduardo Campos (2%), entre outros menos indicados.

A maioria (53%), porém, não soube citar nenhum nome, e 7% declararam votar em branco ou nulo.

Dilma é mais conhecida; Serra lidera rejeição

Entre estes pré-candidatos listados pelo Datafolha, os mais conhecidos pelos brasileiros são Dilma Rousseff (99% a conhecem, sendo que 56% muito bem, e 33%, um pouco) e José Serra (97% o conhecem, sendo 40% muito bem, 34%, um pouco, e 23%, só de ouvir falar).

O menos conhecido é Eduardo Campos (57% o conhecem, sendo que só 8% muito bem; enquanto 17% o conhecem um pouco, e 31%, só de ouvir falar).

A companheira de partido de Campos, Marina Silva, é conhecida por 88% (23% a conhecem muito bem, 35%, um pouco, e 31% a conhecem só de ouvir falar). O senador mineiro Aécio Neves, conhecido por 78% dos brasileiros, que se dividem entre os que o conhecem muito bem (17%), um pouco (25%) e só de ouvir falar (35%).

Um dos mais conhecidos, Serra também é o mais rejeitado pelos brasileiros: 36% não votariam nele de jeito nenhum. A seguir, com índices próximos de rejeição aparecem Dilma (27%), Eduardo Campos (25%) e Aécio Neves (24%).

A ex-senadora Marina Silva é rejeitada por 17%, e há ainda 10% que votariam em qualquer um, 3% que rejeitam todos, e 6% que não souberam responder.

Petista venceria todos os adversários no 2º turno

O Datafolha também fez simulações de segundo turno confrontando a líder na intenção de voto, Dilma Rousseff, e os demais pré-candidatos. Como algumas das simulações feitas nesta pesquisa repetem cenários consultados em agosto, eles permitem uma comparação sobre o momento pré e pós a filiação de Marina Silva ao PSB e a decisão de José Serra permanecer no PSDB.

No confronto entre Dilma e Marina, o resultado é similar a agosto: 47% (na pesquisa anterior, 46%) votariam na petista, 41% (mesmo índice de agosto), em sua oponente, 8% votariam em branco ou nulo, e 3% não souberam opinar.

Quando Dilma enfrenta Aécio, a petista obtém 54% (ante 53% em agosto), e ele fica com 31% (ante 29% na última pesquisa).

Entre Dilma e Serra também não há alteração no quadro já observado: 51% optam pela petista, 33% pelo tucano, 13% indicaram votar em branco ou nulo, e 4% não souberam responder.

A disputa entre a atual presidente e Eduardo Campos sofreu a maior alteração, com o pessedebista subindo de 23% para 28% e Dilma oscilando de 55% para 54% - votos em branco ou nulo caíram de 18% para 13%, e o percentual de indecisos oscilou de 4% para 3%.

Além dos embates diretos envolvendo os pré-candidatos, o Datafolha também simulou um confronto entre as chapas de Dilma como candidata e presidente e Michel Temer (PMDB) como vice contra a chapa do PSB, alternando entre Marina e Campos como cabeça de chapa e vice.

Neste momento, a chapa com Marina candidata e o governador de Pernambuco como vice é mais forte: teria 42% das intenções de voto, em situação de empate técnico com Dilma/Temer (44%). Uma parcela de 14% não souberam responder.

Quando é Campos quem aparece como candidato tendo a ex-senadora como vice, eles obtêm 37% das intenções de voto, ante 46% de Dilma e Temer. Neste caso, 17% não souberam opinar.

Confira a análise de Mauro Paulino, diretor-geral do Datafolha, e Alessandro Janoni, diretor de pesquisas do Datafolha, sobre o cenário eleitoral de 2014.

Veja também matéria sobre a disputa pela Presidência em 2014 com os resultados completos da pesquisa Datafolha publicada na Folha de S.Paulo.

Baixe esta pesquisa