Cresce a parcela de brasileiros contrários à posse de armas

Opinião Pública -

A maioria dos brasileiros adultos (64%) avalia que a posse de armas deve ser proibida e um terço (34%) avalia que a posse de armas deve ser um direito. Uma parcela de 2% não opinou. Em comparação à pesquisa anterior, de agosto de 2018, o índice de brasileiros contrários à posse de armas cresceu seis pontos (era 58%). O atual índice é o segundo mais alto da série histórica, iniciada em 2013, naquele ano o índice alcançou 68%.

Leia mais »

Pacote anticrime de Moro é desconhecido pela maioria

Opinião Pública -

A maioria dos brasileiros adultos (62%) não tem conhecimento sobre o pacote anticrime elaborado pelo Ministério da Justiça. Da parcela que tem conhecimento (38%) sobre o conjunto de medidas de combate ao crime, 9% declararam estar bem informados sobre o assunto, 23% mais ou menos informados e 6% mal informados.

Leia mais »

Maioria rejeita comemoração de aniversário de golpe militar de 64

Opinião Pública -

Para a maioria (57%) dos brasileiros, a data que marca o início da ditadura militar no Brasil, 31 de março de 1964, deveria ser desprezada, e 36% se alinham ao presidente Jair Bolsonaro e sinalizam o contrário, que a data deveria ser comemorada. Há ainda uma grupo de 7% que preferiu não opinar sobre o tema.

Leia mais »

51% rejeitam reformar Previdência

Opinião Pública -

Informados de que "o sistema de Previdência Social brasileiro é controlado pelo Governo Federal, que usa o dinheiro arrecadado do INSS junto a trabalhadores e empresas para pagar alguns tipos de benefícios para a população, como, por exemplo, as aposentadorias, pensões e auxílio doença", um em cada três (34%) brasileiros com 16 anos ou mais avaliaram como ótimo ou bom o sistema de Previdência Social brasileiro. Em patamar próximo, 30% consideram o sistema ruim ou péssimo, e para outros 34% ele é regular, com 2% sem opinião sobre o tema.

Leia mais »