40% não veem nada de positivo em governo de Jair Bolsonaro

Opinião Pública -

Independente de suas opiniões sobre o governo de Jair Bolsonaro (PSL) nos seus seis primeiros meses à frente da Presidência, os brasileiros foram consultados sobra o que ele fez de melhor e o que fez de pior nesse período. As respostas foram espontâneas, ou seja, não havia opções de respostas pré-determinadas, e os resultados dispersos por várias categorias são reflexo da metodologia adotada.

Leia mais »

Família é tema mais comum em grupos de Whatsapp

Opinião Pública -

Sete em cada dez brasileiros adultos (72%) têm conta em pelo menos uma rede ou aplicativo social. O mais popular entre os consultado foi o Whatsapp, que conta com a adesão de 69%. Na sequência aparecem Facebook (59%), Instagram (41%) e Twitter (16%). Em comparação com a pesquisa anterior, de abril deste ano, os índices são próximos: WhatsApp (69%), Facebook (56%), Instagram (35%) e Twitter (14%).

Leia mais »

Maioria reprova mudar penas para infrações no trânsito

Opinião Pública -

Uma parcela de 39% dos brasileiros com 18 anos ou mais possui carteira de motorista. A distribuição é desigual entre homens (55% têm habilitação para dirigir) e mulheres (24%), e também varia bastante conforme a renda familiar mensal: entre quem tem renda de até dois salários, 20% tem carteira de motorista, índice que sobe para 48% entre quem tem renda de dois a cinco salários, fica em 74% na faixa de renda de cinco a 10 salários, e alcança 80% entre os mais ricos, com renda superior a 10 salários.

Leia mais »

66% são contra posse de armas, e 70% rejeitam flexibilizar porte

Opinião Pública -

Pesquisa Datafolha mostra que dois terços (66%) dos brasileiros adultos avaliam que a posse de armas deve ser proibida. Este é o segundo índice mais alto da série histórica, atrás apenas do índice de novembro de 2013 (quando era 68%). Já, um terço (31%) avalia que a posse de armas deve ser um direito do cidadão e uma parcela de 2% não opinou (mesmo índice de abril). O índice de brasileiros favoráveis a posse de armas é o segundo mais baixo da série histórica, superior apenas ao observado em novembro de 2013 (quando era 30%).

Leia mais »

Piora avaliação do Congresso

Opinião Pública -

A aprovação ao trabalho de deputados federais e senadores caiu entre abril e junho, com alta correspondente na taxa de reprovação. Atualmente, 16% avaliam como ótimo ou bom o desempenho dos congressistas, ante 22% na pesquisa anterior. Para 38%, eles vêm fazendo um trabalho ruim ou péssimo, resultado pior do que o registrado em abril, quando 32% tinham a mesma opinião. Há ainda 42% que avaliam como regular o desempenho de deputados e senadores (em abril, 41%), e 4% preferiram não opinar.

Leia mais »