Maioria dos brasileiros está otimista com próxima legislatura

Opinião Pública -

Deputados e senadores que estão no Congresso atualmente têm seu desempenho aprovado por 13% dos brasileiros, enquanto 48% os reprovam. Há ainda 36% que consideram regular o trabalho dos congressistas. A reprovação ao desempenho do Congresso atual caiu na comparação com novembro do ano passado, quando havia atingido o nível recorde de 60%.

Leia mais »

Otimismo com economia é recorde

Opinião Pública -

Os brasileiros estão otimistas como nunca estiveram nas últimas duas décadas, pelo menos quando o assunto é a economia. Indicadores que medem a expectativa sobre inflação, desemprego e poder de compra mostram indícios nesse sentido, e a previsão sobre a melhora da economia brasileira nos próximos meses consolida o quadro geral.

Leia mais »

55% são contra liberação de armas

Opinião Pública -

Depois de ser tema da campanha eleitoral em vários momentos, o direito a ser armar continua sendo rejeitado pela maioria dos eleitores brasileiros. Para 55% deles, a posse de armas deve ser proibida, pois representa uma ameaça à vida das pessoas, e 41% pensam o contrário, que possuir uma arma legalizada deveria ser um direito do cidadão para se defender. Os demais 4% preferiram não opinar sobre a questão.

Leia mais »

Eleitores se dividem sobre TSE no caso de campanhas no Whtasapp

Opinião Pública -

A maioria dos eleitores brasileiros (61%) tomou conhecimento da reportagem da Folha de S. Paulo, publicada na semana passada, a respeito da compra de pacotes de envio de mensagens contrárias ao PT disparadas pelo WhatsApp, por parte de algumas empresas apoiadoras à candidatura de Jair Bolsonaro (PSL). Dessa parcela, 26% declararam estar bem informados sobre o tema, 26%, mais ou menos informados e 9% mal informados. Uma parcela de 39% não tomou conhecimento - esse índice é mais alto entre os menos instruídos (52%) e entre os mais pobres (48%).

Leia mais »

24% dos eleitores usam Whatsapp para compartilhar conteúdo eleitoral

Opinião Pública -

Dois em cada três eleitores brasileiros (66%) têm contas em redes sociais. Entre os mais jovens, o índice alcança 90%, e cai conforme o avanço da idade - na faixa de 45 a 59 anos, fica em 55%, e entre os mais velhos, com 60 anos ou mais, abrange um em cada três eleitores (34%). Os menos escolarizados também têm menos acesso a redes sociais (34%) do que aqueles que estudaram até o ensino médio (78%) ou superior (91%). Na análise por renda, também há discrepância, porém em menor grau: entre os mais pobres, 53% acessam redes sociais, com renda familiar de até 2 salários, ante 89% entre os mais ricos, com renda familiar superior a 10 salários. No grupo de eleitores de Bolsonaro, 71% têm contas nas redes sociais, contra 61% no eleitorado de Haddad.

Leia mais »