A maior parte dos brasileiros continua dando ao Congresso Nacional a pior avaliação recebida por parte de senadores e deputados federais desde o chamado escândalo do Orçamento, que se tornou público em 1993. É o que revela pesquisa realizada pelo Datafolha na quarta-feira, 10 de agosto de 2005. Para 48%, o desempenho dos senadores e deputados federais eleitos em 2002 vem sendo ruim ou péssimo. Em novembro de 1993, 56% dos brasileiros faziam essa avaliação de seus congressistas.
Leia mais »
Em meio a denúncias de pagamento de "mesada" a seus integrantes por parte do governo Federal, o Congresso se torna alvo de uma reprovação cada vez maior por parte dos brasileiros, segundo o Datafolha: para 46% o desempenho de seus representantes no Congresso é ruim ou péssimo. taxa quatro pontos superior à verificada há pouco mais de um mês, em pesquisa realizada no dia 16 de junho. Essa reprovação só não é maior do que a registrada em novembro de 1993, quando estourou o chamado escândalo do Orçamento: naquela ocasião, 56% dos brasileiros consideravam o desempenho dos congressistas ruim ou péssimo.
Leia mais »
Se as denúncias feitas pelo deputado Roberto Jefferson (PTB) sobre suposta "mesada" paga pelo PT a parlamentares, em troca de apoio ao governo, não causaram maior estrago à popularidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o mesmo não pode ser dito no que se refere à avaliação que os brasileiros fazem do Congresso Nacional. Para 42%, o desempenho de seus representantes no Congresso é ruim ou péssimo. Essa taxa é seis pontos maior do que a registrada na pesquisa anterior, de 31 de maio e 1º de junho, e só encontra comparação recente em pesquisas realizadas pelo Datafolha em junho de 1999 e em junho de 2001, ocasiões em que a reprovação chegou a 40%. A maior taxa de reprovação ao Congresso Nacional foi registrada em novembro de 1993, quando estourou o chamado escândalo do Orçamento: naquela ocasião, 56% dos brasileiros consideravam o desempenho dos congressistas ruim ou péssimo.
Leia mais »
Deputados federais são mais reprovados do que senadores
Leia mais »
Cerca de um terço (28%) dos brasileiros reprova (considera ruim ou péssimo) o desempenho dos senadores e deputados federais que estão atualmente no Congresso Nacional, revela pesquisa realizada pelo Datafolha. A taxa de reprovação aos congressistas aumentou seis pontos em um ano - era de 22% em dezembro de 2003. Já a taxa de aprovação, ou dos brasileiros que consideram o desempenho de senadores e deputados federais ótimo ou bom, caiu sete pontos, de 24% para 17%. Para 45%, o Congresso tem um desempenho regular; há um ano, eram 46%. Essa variação ocorre dentro da margem de erro da pesquisa, que é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Leia mais »