72% dos eleitores do Rio são a favor de continuidade da intervenção

Opinião Pública -

Informados de que "um decreto do governo federal promoveu a intervenção na segurança pública do Rio de Janeiro e colocou sob comando federal as polícias e os presídios do estado em fevereiro de 2018", e de "esse decreto é válido até 31 de dezembro deste ano", os eleitores fluminenses foram consultados sobre sua posição a respeito da prorrogação da intervenção federal na segurança do estado após a data previamente estabelecida, e 72% declararam ser a favor da continuidade dessa ação. A parcela de contrários abrange 21% dos eleitorado, e os demais são indiferentes ao tema (4%) ou não opinaram (4%).

Leia mais »

50% dos eleitores avaliam que Brasil pode enfrentar nova ditadura

Opinião Pública -

Pesquisa Datafolha mostra que cresceu entre os eleitores brasileiros a expectativa de haver uma nova ditadura no Brasil. O índice de eleitores que declararam haver atualmente essa possibilidade cresceu 11 pontos em comparação à pesquisa de fevereiro de 2014, o índice passou de 39% para 50%. Desses, 31% avaliam que há muita chance de uma nova ditadura no país (era 15%) e 19% (era 24%) que há um pouco de chance. Já, o índice de eleitores que declararam não haver nenhuma chance de uma nova ditadura no país recuou de 51% para 42% e 8% não opinaram (era 10%).

Leia mais »

Apoio à democracia é recorde na véspera de eleição

Eleições -

Na véspera da sétima eleição presidencial direta desde o fim da ditadura militar, o apreço pela democracia nunca foi tão forte no Brasil. Para 69% dos eleitores brasileiros, a democracia é sempre a melhor forma de governo, índice superior ao registrado no último levantamento sobre o tema, em junho de 2018, quando 57% tinham a mesma visão sobre a democracia. Os demais, atualmente, dividem-se entre aqueles que, em certas circunstâncias, é melhor uma ditadura do que a democracia (12%), e quem acredita que tanto faz a forma de governo (13%), além de 5% que não opinaram.

Leia mais »

Maioria dos eleitores está triste e está com raiva da situação do país

Eleições -

Pesquisa Datafolha mostra que a maioria dos eleitores brasileiros está pessimista com o país. Das seis situações apresentadas, em todas a avaliação negativa superou a avaliação positiva: 88% se sentem inseguros no país (ante 11% que se sentem seguros), 79% estão tristes com relação ao país (ante 18% que estão felizes), 78% estão desanimados com o país (ante 21% que estão animados), 68% estão com raiva do país (ante 27% estão tranquilos), 62% estão com medo do futuro do país (ante 36% que estão com confiança) e 59% estão com mais medo do que esperança (ante 40% com mais esperança do que medo).

Leia mais »

Metade do eleitorado abriria mão de benefícios trabalhistas para ganhar mais e ter menos descontos

Opinião Pública -

Quando perguntados se preferem ser autônomos, com salários mais altos e pagar menos impostos, porém sem os benefícios trabalhistas, ou serem assalariados registrados, com os benefícios trabalhistas e pagar mais impostos, os eleitores brasileiros ficaram divididos. A metade (50%) declarou que prefere ser autônomo e 43% preferem ter carteira de trabalho assinada. Uma parcela de 7% não opinou.

Leia mais »