Otimismo com economia eleva confiança dos brasileiros

Opinião Pública -

O Índice Datafolha de Confiança (IDC) voltou a melhorar e registrou 98 pontos, a melhor pontuação desde dezembro de 2014, quando era de 121 pontos. Este é o terceiro levantamento consecutivo que o índice apresenta melhora (era 76 pontos, em março de 2015, 80 pontos, em novembro de 2015, e 87 pontos, em fevereiro deste ano). O resultado se deve à melhora nas expectativas econômicas com o país e pessoal, dos sete indicadores que compõem o IDC, em cinco houve melhoras e em dois, pioras.

Leia mais »

Com rejeição menor, Lula lidera corrida eleitoral por Presidência em 2018

Eleições -

O ex-presidente Lula (PT) lidera isoladamente as pesquisas de intenção de voto para a eleição presidencial de 2018. Após dividir a liderança com a ex-senadora Marina Silva (Rede) nos últimos levantamentos, o petista oscilou positivamente e abriu vantagem sobre a potencial adversária, que caiu na preferência dos brasileiros. Os nomes do PSDB consultados também tiveram oscilação negativa ou mantiveram os índices anteriores, o que favoreceu o petista no quadro geral da pesquisa. Além do ex-presidente, o único a ganhar espaço numa eventual disputa presidencial foi Michel Temer, que tinha entre 1% e 2% em abril e agora aparece com índices que variam de 4% a 6%.

Leia mais »

Governo Temer é aprovado por 14%

Opinião Pública -

Na primeira avaliação de seu governo realizada pelo Datafolha, dois meses após assumir, Temer larga com aprovação similar à de Dilma antes de deixar o cargo: atualmente, 14% consideram a gestão do peemedebista ótima ou boa; no início de abril, 13% tinham a mesma opinião sobre o governo da petista. Os índices de reprovação, porém, são diferentes: o governo de Temer é visto como ruim ou péssimo por 31%, cerca de metade do índice atribuído a Dilma (65%) antes de ser afastada. Essa diferença é explicada pelo índice dos que consideram a gestão de Temer regular (42%), em patamar superior ao obtido pela petista (24%). Uma parcela de 13% não soube opinar sobre a gestão do interino.

Leia mais »

Gestão Haddad é reprovada por 48%

Opinião Pública -

A gestão do prefeito Fernando Haddad (PT) à frente da cidade de São Paulo é aprovada por 14% dos paulistanos, em nível similar ao registrado na última semana de novembro de 2015, quanto 15% consideram o governo Haddad ótimo ou bom. A taxa de reprovação à atual administração municipal (48%) também está em patamar similar ao da pesquisa anterior (49%), e os demais consideram a gestão regular (35% hoje, 34% em novembro passado) ou não opinaram (2% em ambos os levantamentos).

Leia mais »

Lula e Marina lideram corrida eleitoral, e tucanos têm trajetória de queda

Eleições -

Pesquisa Datafolha mostra que o ex-presidente Lula e a ex-senadora Marina Silva lideram a corrida eleitoral para presidente da República, em 2018. Em três dos quatro cenários eleitorais pesquisados, Lula e Marina estão empatados dentro da margem de erro, em um, o ex-presidente lidera isolado. Na comparação com a pesquisa anterior, de março, a intenção de voto em Lula cresceu em três cenários, voltando ao patamar observado em fevereiro, enquanto Marina se manteve estável em todos os cenários. Em março, após os acontecimentos da condução coercitiva, da divulgação de gravações telefônicas e da manifestação do dia 13/03, Lula apresentou as intenções de voto mais baixas.

Leia mais »