80% querem cassação de Cunha

Opinião Pública -

Pesquisa Datafolha mostra que oito em cada dez brasileiros adultos (80%) são favoráveis à cassação do mandato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). São contrários à cassação do presidente da Câmara, 8%, são indiferentes, 3%, e não responderam, 9%. Os índices são próximos aos observados nas pesquisas anteriores. Na última pesquisa, em fevereiro, eram, respectivamente: 78% de favoráveis, 8% de contrários, 4% de indiferentes e 9% que não responderam.

Leia mais »

Sobe rejeição eleitoral a Lula e Aécio

Eleições -

Aécio, Marina e Lula são os nomes mais citados para a eleição presidencial, empatados dentro da margem de erro quando confrontados entre si. O posicionamento dos nomes nos cenários eleitorais testados pelo Datafolha em março não sofreu mudanças na comparação com fevereiro, apesar da inclusão do nome de Ronaldo Caiado entre potenciais presidenciáveis. Os índices auferidos, contudo, apresentaram alterações.

Leia mais »

Dilma vê reprovação subir e alta no apoio a sua saída

Opinião Pública -

A reprovação ao governo Dilma Rousseff (PT) voltou a crescer entre fevereiro e março e, atualmente, 69% consideram a gestão da petista ruim ou péssima, ante 64% no último levantamento. Esse índice é comparável aos 71% de reprovação alcançado por Dilma em agosto de 2015, o mais alto da série histórica do Instituto Datafolha, iniciada em 1989. A taxa de aprovação da presidente oscilou negativamente entre fevereiro e março, de 11% para 10%, e a avaliação regular caiu de 25% para 21%. Há ainda 1% que não avaliou o governo de Dilma.

Leia mais »

Maior manifestação política da história de SP reúne 500 mil na Paulista

Opinião Pública -

A maioria dos 500 mil manifestantes presentes à Avenida Paulista era do sexo masculino (57%), e a idade média registrada foi de 45,5 anos. Os manifestantes mais escolarizados, com ensino superior, eram 77%, e os demais tinham escolaridade média (18%) ou fundamental (4%). Esse foi o maior público já registrado pelo Datafolha em uma manifestação política: na comparação com março do ano passado, quando 210 mil pessoas passaram pela Paulista para protestar contra o governo Dilma, houve alta de 138% no público presente.

Leia mais »