Pesquisa Datafolha mostra que a maioria dos brasileiros adultos segue favorável à proibição da maconha, porém a taxa recuou para o patamar mais baixo da série histórica, iniciada em 1995. Dois em cada três brasileiros adultos (66%) declararam que fumar maconha deveria continuar sendo proibido por Lei. Para 32%, fumar maconha deveria deixar de ser crime, 1% não se posicionou e 2% não opinaram.
Leia mais »
Sete em cada dez brasileiros (70%) são contra a privatizações, isto é, que empresas do governo sejam vendidas para empresas particulares. Uma parcela de 20% é a favor, e os demais são indiferentes (2%) ou não responderam (7%).
Leia mais »
Pesquisa Datafolha mostra que a maior parcela dos paulistas adultos é favorável à manutenção da gratuidade das universidades estaduais, como USP, Unicamp e Unesp. Quando questionados se as universidades estaduais deveriam ser sempre gratuitas ou se deveriam cobrar mensalidades de quem pode pagar, 57% declararam que elas deveriam se manter gratuitas e 43%, que elas deveriam cobrar mensalidade de quem pode pagar.
Leia mais »
A reprovação ao trabalho dos deputados e senadores que estão atualmente no Congresso Nacional atingiu, no atual levantamento, o patamar número mais alto (60%) desde 1990, quando teve início a série histórica do Datafolha sobre o tema. Supera, com isto, o resultado negativo (de 58%) que havia sido estabelecido nas duas últimas avaliações do trabalho dos congressistas, em dezembro do ano passado e abril deste ano. A taxa de aprovação do Congresso ficou em 5% (no levantamento anterior, 7%), e há 31% que atribuem aos deputados e senadores um desempenho regular.
Leia mais »
Pesquisa Datafolha mostra que a reprovação à gestão João Doria vem crescendo e alcançou o índice mais alto no ano. Após onze meses frente ao governo da cidade de São Paulo, João Doria (PSDB) tem sua administração reprovada por 39% dos paulistanos, ante 26% no início de outubro. Um terço (31%) avaliou sua gestão como regular (era 40%) e 29% a aprovam (era 32%). Uma parcela de 1% não opinou.
Leia mais »