França e Doria chegam à eleição empatados na disputa em SP

Eleições -

Na véspera da eleição de 2º turno para governador de São Paulo, Marcio França (PSB) e João Doria (PSDB) estão, pela primeira vez, tecnicamente empatados, com o socialista numericamente à frente, com 51% dos votos válidos, ante 49% do tucano. Nessa situação não é possível afirmar qual candidato será o vencedor. Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulos e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Leia mais »

Distância entre Witzel e Paes cai, e eleição do Rio está indefinida

Eleições -

A eleição para governador do Rio de Janeiro chega à véspera da eleição indefinida, apesar da vantagem que Wilson Witzel (PSC), com 53% das intenções de votos válidos, mantém sobre Eduardo Paes (DEM), que aparece com 47%. O movimento das duas candidaturas ao longo do 2º turno explica essa indefinição: na primeira pesquisa realizada pelo Datafolha nesta segunda fase da eleição, entre os dias 17 e 18 de outubro, o ex-juiz federal tinha 61% das intenções de voto, ante 39% do candidato do DEM. Levantamento realizado nesta semana, entre os dias 24 e 25, apontou diminuição da diferença entre eles de 22 para 12 pontos (56% para Witzel, 44% para Paes), e agora apenas seis pontos percentuais os separam.

Leia mais »

Com 70% dos válidos na véspera da votação, Zema é favorito em MG

Eleições -

Na véspera da eleição de 2º turno, pesquisa Datafolha mostra que se a eleição fosse hoje, Romeu Zema (NOVO) seria eleito governador de Minas Gerais, com 70% dos votos válidos. Em comparação ao levantamento anterior, do dia 25 de outubro, Zema oscilou dois pontos para cima (tinha 68%), enquanto seu adversário, Antonio Anastasia (PSDB), oscilou para baixo, de 32% para 30%. Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulos e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição. Zema terminou o 1º turno como o candidato mais votado, com 43% dos votos válidos, ante 29% de Anastasia, e liderou todo o 2º turno.

Leia mais »

Ibaneis tem 70% e é favorito para governar o Distrito Federal

Eleições -

Na véspera da eleição de 2º turno, pesquisa Datafolha mostra que se a eleição fosse hoje, Ibaneis (MDB) seria eleito governador do Distrito Federal, com 70% dos votos válidos. Em comparação ao levantamento anterior, do dia 25 de outubro, a vantagem de Ibaneis sobre Rodrigo Rollemberg (PSB) recuou oito pontos, foi de 48 para 40 pontos. O emedebista recuou de 74% para 70% e Rollemberg subiu de 26% para 30%. Para a contabilidade dos votos válidos são excluídos os votos em branco ou nulos e os indecisos, é assim que a Justiça Eleitoral contabiliza e divulga o resultado oficial da eleição.

Leia mais »

Bolsonaro chega à véspera da eleição com 55% dos votos válidos

Eleições -

Candidato mais votado no 1º turno e líder nos levantamentos realizados ao longo do 2º turno, Jair Bolsonaro (PSL) chega à véspera da votação com 55% das intenções de votos válidos, com vantagem de 10 pontos percentuais sobre Fernando Haddad (PT), que tem 45%. É a menor distância entre eles nesta segunda etapa da eleição. Em pesquisa realizada nesta semana, entre os dias 24 e 25, o candidato do PSL tinha 56%, e o petista, 44%. No primeiro levantamento realizado após o 1º turno, em 10 de outubro, o militar reformado tinha 58%, ante 42% do petista. Na semana seguinte, entre os dias 17 e 18, o candidato do PSL tinha 59% das intenções de votos válidos, e seu adversário, 41%.

Leia mais »